PLURI

Curso de Acessibilidade cultural

 

Em agosto de 2024 foi lançado o curso online sobre acessibilidade cultural para artistas e agentes culturais na plataforma EaD do projeto Pluri.

 

O curso tem o objetivo de difundir o importante tema da acessibilidade cultural ao maior número de artistas e agentes culturais, a fim de tornar o setor cultural mais inclusivo.

O curso é gratuito e possui um material didático elaborado para facilitar e ampliar o entendimento sobre o assunto.

 

Para se inscrever no curso, é necessário preencher o formulário abaixo: 

 

https://forms.gle/TEPLBvKNup54Nkwx8

 

Após o preenchimento do formulário, será enviado um e-mail de confirmação de cadastro contendo o login e a senha para acessar o curso.

Um card com fundo azul claro e letras na cor azul escuro. Na lateral direita do card há um conjunto de três imagens. A primeira imagem mostra as mãos de um homem negro tateando um livro em Braille; as mãos de uma pessoa branca estão sobre as mãos do homem, o orientando. A segunda imagem mostra, em uma oficina de desenho, um homem negro em cadeira de rodas usando uma blusa estampada azul desenhando. Uma mulher branca de cabelos castanhos usando uma blusa vermelha xadrez está conversando com ele sobre o desenho. A terceira imagem mostra uma mulher branca, de cabelos lisos e castanhos, usando uma blusa jeans. Ela usa um fones de ouvido para ouvir a audiodescrição de um vídeo que passa em um televisor. Na parte central do card há o seguinte texto: acessibilidade cultural. Na parte inferior central do card há os logotipos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, Governo Federal e Prefeitura de Itatiaia.

Livro "Amigos da Inclusão"

 

O livro infantil intitulado "Amigos da Inclusão" conta uma história que ensina às crianças a importância do respeito às diferenças e da inclusão. É indicado para crianças entre 09 e 12 anos de idade. Além disso, pode ser utilizado por professores e profissionais da educação que queiram trabalhar a inclusão com as crianças.

O livro possui audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Almejo em breve disponibilizá-lo com mais recursos de acessibilidade.

Acredito que a melhor maneira de termos uma sociedade mais inclusiva é por sensibilizarmos as crianças sobre as diferenças. Com crianças sensibilizadas, teremos adultos que respeitam os outros e contribuem para uma sociedade mais inclusiva e justa.

 

O livro está disponível em dois formatos: 

 

 

Uma imagem com um fundo ilustrado de céu na cor azul claro. No fundo há desenhos de nuvens e livros abertos, como se estivessem voando. No centro da imagem há as capas do livro "Amigos da Inclusão", uma em formato físico e outra em um tablet. A capa é bege, na parte superior e central, onde está escrito "Amigos da Inclusão", em letras escuras. Na parte superior central há o símbolo "AD", referindo-se à audiodescrição. Na parte inferior, sob um retângulo azul claro, há um desenho de várias crianças de cores e características diversas junto com uma professora. No desenho, há uma menina em cadeira de rodas. Na parte inferior central está escrito "Natália Silveira", em letras brancas.

Encontro Literário de Itatiaia (ELIT)

 

No sábado, dia 29/06/2024, aconteceu na Biblioteca Pública de Itatiaia Dona Mariúcha (BIPUIM) o Encontro Literário de Itatiaia (ELIT).

Estive lá presente, apresentando o projeto Pluri e falando uma pouco sobre a acessibilidade na Literatura. Levei alguns livros em Braille e outros com imagens impressas em alto contraste para pessoas com baixa visão. Estavam disponíveis livros acessíveis com audiodescrição poética, Libras e Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE). Levei também um livro multissensorial temático sobre o Parque Nacional, um painel com o alfabeto em Braille e outro com o alfabeto em Libras, além de folders informativos.

Foi muito bom poder conversar com várias pessoas sobre acessibilidade, especialmente com as crianças. Fiquei impressionada com o interesse dos pequenos. Tive a oportunidade de ensiná-los o alfabeto em Braille e o alfabeto em Libras. Também treinamos como eles podem se apresentar em Libras.

Acredito que para termos uma sociedade mais inclusiva é essencial sensibilizar as crianças desde cedo a respeito da diversidade existente, a fim de evitar atitudes capacitistas e promover o acolhimento e a inclusão das pessoas com deficiência.