Projeto "Fotografia Sensorial"
Em novembro de 2024 foi lançado o projeto "Fotografia Sensorial".
O projeto propõe uma nova forma de fruir a arte através dos sentidos. As obras que compõem o projeto permitem a fruição de fotografias através de outros sentidos além da visão: o tato e a audição. Isso possibilita que as pessoas com deficiência visual possam experimentar as fotografias.
O tema escolhido para o projeto foi o Parque Nacional do Itatiaia. As dez fotografias são de autoria da talentosa Priscila Marques, que tem uma ligação especial com o Parque e é idealizadora da página no Instagram "O Próximo Clique" (https://www.instagram.com/oproximoclique/), que reúne suas fotos autorais.
As obras receberam intervenção artística da artista Natália Silveira, que, utilizando um material transparente, criou relevos nas fotografias.
Além disso, as obras possuem audiodescrição poética, enriquecendo a experiência do fruidor.
As dez obras foram doadas ao Centro de Visitantes Wanderbilt Duarte de Barros, o que permitirá que o conjunto seja um recurso artístico e educativo disponível de modo permanente para as pessoas com deficiência visual que visitarem o Parque.
Confira o catálogo do projeto:
Curso de Acessibilidade cultural
Em agosto de 2024 foi lançado o curso online sobre acessibilidade cultural para artistas e agentes culturais na plataforma EaD do projeto Pluri.
O curso tem o objetivo de difundir o importante tema da acessibilidade cultural ao maior número de artistas e agentes culturais, a fim de tornar o setor cultural mais inclusivo.
O curso é gratuito e possui um material didático elaborado para facilitar e ampliar o entendimento sobre o assunto.
Para se inscrever no curso, é necessário preencher o formulário abaixo:
https://forms.gle/TEPLBvKNup54Nkwx8
Após o preenchimento do formulário, será enviado um e-mail de confirmação de cadastro contendo o login e a senha para acessar o curso.
Livro "Amigos da Inclusão"
O livro infantil intitulado "Amigos da Inclusão" conta uma história que ensina às crianças a importância do respeito às diferenças e da inclusão. É indicado para crianças entre 09 e 12 anos de idade. Além disso, pode ser utilizado por professores e profissionais da educação que queiram trabalhar a inclusão com as crianças.
O livro possui audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Almejo em breve disponibilizá-lo com mais recursos de acessibilidade.
Acredito que a melhor maneira de termos uma sociedade mais inclusiva é por sensibilizarmos as crianças sobre as diferenças. Com crianças sensibilizadas, teremos adultos que respeitam os outros e contribuem para uma sociedade mais inclusiva e justa.
O livro está disponível em dois formatos:
Encontro Literário de Itatiaia (ELIT)
No sábado, dia 29/06/2024, aconteceu na Biblioteca Pública de Itatiaia Dona Mariúcha (BIPUIM) o Encontro Literário de Itatiaia (ELIT).
Estive lá presente, apresentando o projeto Pluri e falando uma pouco sobre a acessibilidade na Literatura. Levei alguns livros em Braille e outros com imagens impressas em alto contraste para pessoas com baixa visão. Estavam disponíveis livros acessíveis com audiodescrição poética, Libras e Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE). Levei também um livro multissensorial temático sobre o Parque Nacional, um painel com o alfabeto em Braille e outro com o alfabeto em Libras, além de folders informativos.
Foi muito bom poder conversar com várias pessoas sobre acessibilidade, especialmente com as crianças. Fiquei impressionada com o interesse dos pequenos. Tive a oportunidade de ensiná-los o alfabeto em Braille e o alfabeto em Libras. Também treinamos como eles podem se apresentar em Libras.
Acredito que para termos uma sociedade mais inclusiva é essencial sensibilizar as crianças desde cedo a respeito da diversidade existente, a fim de evitar atitudes capacitistas e promover o acolhimento e a inclusão das pessoas com deficiência.